Autoridades do Irão localizam destroços de avião no Monte Dena

por RTP
Tasnim News Agency

Foram localizados destroços do avião da transportadora iraniana Aseman que caiu no domingo com 66 pessoas a bordo, confirmou nas últimas horas um porta-voz da Guarda Revolucionária da República Islâmica.

"Um helicóptero da Guarda Revolucionária localizou esta manhã os destroços do avião no Monte Dena", indicou o porta-voz da Guarda Revolucionária Ramezan Sharif, em declarações repercutidas pela televisão estatal do Irão.

O voo EP3704 da Aseman Airlines, que faria a ligação entre Teerão e Yasouj, descolou no domingo do aeroporto Mehrabad, na capital, pelas 8h00 (4h30 em Lisboa). Transportava 60 passageiros e uma tripulação de seis pessoas.As adversas condições meteorológicas que se fazem sentir na região têm dificultado as operações de busca.


O avião, um ATR-72, desapareceu dos radares cerca de 45 minutos após a descolagem. Nesse momento sobrevoava uma região montanhosa próxima do destino.

O gabinete francês de estudos para a segurança da aviação civil anunciou o envio de três investigadores e conselheiros técnicos para o Irão com o objetivo de colaborar no inquérito em curso para apurar as causas do desastre aéreo.

A aviação civil iraniana tem sofrido múltiplos desastres aéreos nas últimas décadas. O Governo de Teerão culpa as sanções ocidentais que impedem o país de renovar as frotas de aviões ou dotar os aparelhos existentes de novas peças.

O último desastre aéreo grave com um avião civil na República Islâmica ocorrera em 2014, quando a queda de um Antonov 140 da transportadora iraniana Sepahan, após a descolagem de Mehrabad, no sul de Teerão, fez 39 vítimas mortais.

Três anos antes, haviam morrido 80 pessoas na queda de um outro avião civil no norte do Irão.

c/ agências internacionais
Tópicos
pub