EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Autoridades dos EUA aprovam primeiro "pâncreas artificial" do país

Autoridades dos EUA aprovam primeiro "pâncreas artificial" do país

Washington, 28 set (Lusa) -- A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos aprovou o uso do primeiro "pâncreas artificial" do país, uma bomba desenhada para travar automaticamente a administração de insulina em pacientes com diabetes.

Lusa /

A fabricante, a Medtronic, anunciou, esta sexta-feira, a aprovação por parte da FDA, indicando que se trata do primeiro sistema nos Estados Unidos capaz de interromper, de forma automática, a provisão de insulina quando os níveis de açúcar no sangue são demasiado baixos.

O dispositivo, denominado MiniMed, inclui um sensor que envia um alerta se os níveis forem demasiado baixos e, se a pessoa estiver a dormir, inconsciente ou incapaz de reagir, a bomba `apaga-se` durante duas horas.

Um sistema idêntico já foi aprovado para uso na Europa.

Investigadores trabalham há anos para automatizar a administração de insulina e alcançar um "pâncreas artifical".

O MiniMed foi aprovado para uso em pessoas com diabetes, com mais de 16 anos, embora estudos posteriores possam permitir a sua aprovação a partir dos dois anos.

A `luz verde` foi dada uma semana depois de a Medtronic ter recebido uma carta de advertência da FDA sobre os problemas relacionados com os processos de fabrico do MiniMed.

A empresa, líder mundial em tecnologia médica na área da diabetes, disse já se ter comprometido a resolver os referidos problemas.

Tópicos
PUB