Autoridades enviam militares para o Evereste para assegurar passagem da tocha olímpica
Katmandu, 20 Abr (Lusa) - As autoridades do Nepal enviaram um pequeno efectivo militar e policial para lidar com eventuais manifestações pró-Tibete durante a passagem da tocha olímpica pelo Everest no próximo mês, informou hoje fonte oficial.
"Destacámos 25 militares e polícias para o Campo II do Everest, com vista a assegurar a sua passagem [da tocha] sem complicações nesta área", declarou o porta-voz do ministério do Interior, Ekmani Nepal.
O grupo de militares e polícias, com treino de escaladas, já atingiu o Campo II situado a 6.500 metros de altitude, segundo a mesma fonte.
A passagem da chama olímpica pelo Everest (8.848 metros), transportada por uma equipa chinesa, está prevista para a primeira semana de Maio.
As precauções das autoridades do Nepal foram ditadas pelos exemplos de manifestações de protesto que têm ocorrido, com maior ou menor grau de gravidade, em todos os países que tem vindo a percorrer desde 24 de Março, quando foi acesa em Olímpia (Grécia).
A sua passagem suscitou incidentes públicos em todos os países onde já passou, mas particularmente em Londres e Paris, chamando a atenção para a situação no Tibete e embaraçando politicamente Pequim.
JMS.
Lusa/Fim