Autoridades indonésias retiram 500 pessoas de área em torno do vulcão Merapi

por Lusa
DR

Pelo menos 500 pessoas foram hoje retiradas da ilha de Java, na Indonésia, depois de o vulcão Merapi, atualmente em erupção, ter começado a expelir espessas nuvens de fumo, indicou a Agência de Geologia indonésia.

As autoridades evacuaram uma área de cinco quilómetros em torno do vulcão.

"Até agora, o potencial perigo não vai além de cinco quilómetros", disse, em comunicado, o diretor da Agência de Geologia indonésia, Hanik Humaira.

A atividade do Merapi, situado a 400 quilómetros a sudoeste de Jacarta, começou a aumentar na passada quinta-feira, de acordo com a Agência de Geologia indonésia, que indicou que o vulcão está em fase de erupção.

O diretor da agência pediu então à população para permaneçar vigilante e estabeleceu um perímetro de segurança de cinco quilómetros em torno do vulcão.

O Merapi, com 2.968 metros de altura, encontra-se no limite entre a região especial de Yogyakarta e a província de Java Central, e é o vulcão mais ativo do país e um dos mais ativos do mundo.

A última grande erupção do Merapi aconteceu em 2010 e matou 347 pessoas, forçando 400 mil pessoas a abandonar as suas casas.

O arquipélago indonésio assenta no denominado "anel de fogo" do Pacífico, zona de grande atividade sísmica e vulcânica, que regista milhares de sismos por ano, na maioria dos casos de fraca magnitude, e onde estão ativos 127 vulcões.

 

Tópicos
pub