Autoridades japonesas apreenderam mais de 500 quilogramas de droga até junho
Tóquio, 22 set (Lusa) -- A polícia japonesa apreendeu nos primeiros seis meses do ano 550,1 quilogramas de droga como a cocaína, o que significa 3,4 vezes mais do que no mesmo período de 2012.
A quantidade de droga apreendida ultrapassa pela primeira em 13 anos o máximo de 500 quilogramas e superou em apenas seis meses o total de 348 quilogramas apreendidos ao longo de 2012.
Tóquio e Hyogo foram as prefeituras com recordes de apreensões, com um total de 430 quilogramas.
A polícia japonesa atribui, segundo a cadeia NHK, o aumento das apreensões ao aumento do tráfico de drogas oriundo do México, país de origem de 10 dos 48 casos de apreensão registados entre janeiro e junho.
Uma das maiores apreensões de droga, 240 quilogramas, aconteceu em abril quando a polícia descobriu a droga num cargueiro oriundo do México escondida entre farinha, levando as autoridades nipónicas a investigar com mais pormenor todos os carregamentos oriundos daquele país latino-americano.
O Japão é um país que aplica "tolerância zero" aos casos relacionados com posse, venda e consumo de drogas, com penas até cinco anos de prisão ou pesadas multas para os estabelecimentos que as vendam.
Em 2012 colocou em marcha uma campanha para apertar o cerco às substâncias conhecidas como "dappo habu", substâncias químicas legais que se vendem como produtos relaxantes, mas que possuem efeitos semelhantes ao LSD e à canábis.