Autoridades mandam retirar "Aptamil 2", "Aptamil" e "Babymail" da Milupa
As autoridades italianas mandaram retirar do mercado vários tipos de leite infantil da marca Milupa, por estarem contaminados com ITX, o mesmo composto químico que alterou o leite de crianças da marca Nestlé.
A decisão foi tomada por Franco Ponticelli, Procurador-chefe de Ascoli Piceno, centro do país, um dia depois de ser divulgado que na região italiana de Marche tinham sido retiradas do mercado todas as embalagens de "Aptamil 2" da Milupa.
A decisão do Procurador abrange os produtos "Aptamil", "Apatamil 2" e "Babymail", com data de validade até Dezembro de 2005 e primeiros meses de 2006, já que ficou comprovado que estão alterados pelo IsopropilTioXantone (ITX), empregue nas tintas de impressão das embalagens fabricadas na Holanda pela Tetra Pack.
As autoridades sanitárias da região de Marche, Itália, mandaram retirar do mercado local embalagens de meio litro do leite "Aptamil 2", da Milupa, depois de nele terem sido encontrados vestígios de ITX, a mesma substância química descoberta em leite da Nestlé, soube-se quinta-feira.
O ITX, foi encontrado nos produtos da Nestlé retirados do mercado em Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia.
Em Portugal, a Nestlé anunciou que serão retirados do mercado os leites Nan 1 e 2 líquidos, apenas por precaução.
Segundo a Nestlé, os lotes de leite a retirar imediatamente do mercado português são o Nan 1 com prazo de validade até Junho de 2006, e o Nan 2 com prazo de validade até Setembro de 2006.
Quinta-feira, em declarações à Agência Lusa, o director da empresa Milupa em Portugal, Matt Berman, explicou que a companhia não vende leite líquido no mercado português - apenas leite em pó e embalado em lata - e que os seus produtos são seguros para o consumidor.