Aviação israelita "limpou" fronteira com sul do Líbano - exército
A aviação israelita "limpou" quinta- feira à noite com armas automáticas o sector a sul da fronteira internacional com o vizinho Líbano, anunciou fonte militar em Jerusalém.
"Os aparelhos limparam o sector a sul da linha azul traçada pelas Nações Unidas (ONU), que fixa a fronteira internacional entre Israel e o Líbano", precisou a mesma fonte.
"Com disparos preventivos de armas automáticas, os aviões tentaram eliminar o risco de que uma célula do (grupo terrorista xiita) Hezbollah - Partido de Deus - pudesse infiltrar-se em Israel", acrescentou.
Combates de uma intensidade sem precedente nos últimos cinco meses foram travados quarta-feira entre o Hezbollah e o exército israelita próximo das Quintas de Chebaa (leste do Mar da Galileia), onde um soldado judeu perdeu a vida e três ficaram feridos.
De acordo com fontes castrenses, os confrontos eclodiram depois de um comando do Hezbollah se ter infiltrado em território israelita e atacado uma posição militar.
A versão dos radicais xiitas é outra: foi antes uma patrulha israelita que tentou cruzar a fronteira no sul do Líbano, bastião do Hezbollah.
Beirute reivindica, com o apoio de Damasco, as Quintas de Chebaa, conquistadas por Israel à Síria na Guerra dos Seis Dias (1967). A ONU considera que este território é sírio.
Depois da retirada israelita do sul do Líbano, em Maio de 2000, o Hezbollah ocupou posições ao longo da fronteira.