Avião com 99 pessoas a bordo despenha-se no sul do Paquistão

por RTP
EPA

Um avião da companhia Pakistan International Airlines (PIA) com 98 pessoas a bordo despenhou-se esta sexta-feira em Carachi, sul do Paquistão, anunciou a autoridade da aviação paquistanesa. Segundo a agência Reuters, há pelo menos 56 mortos confirmados.

Imagens transmitidas pela televisão pública do país mostram que o aparelho se despenhou num bairro residencial em Carachi, a cidade mais populosa do Paquistão.

O Airbus A320 seguia com 99 pessoas a bordo, 92 passageiros e sete membros da tripulação. O número de passageiros foi agora atualizado depois de as autoridades terem anunciado inicialmente que seguiriam 107 pessoas a bordo.


Responsáveis da autoridade de aviação civil do Paquistão referiram que existem pelo menos dois sobreviventes. As emissoras televisivas locais, por seu lado, estão a reportar que pelo menos seis passageiros, que voavam na primeira fila do avião, poderão ter sobrevivido, tendo sido já resgatados pelas equipas de salvamento

Seemin Jamali, diretor executivo do Hospital Jinnah, nas proximidades, disse ainda à Reuters que 17 corpos e seis feridos foram levados para o hospital. Não há ainda estimativas de vítimas no local onde ocorreu o acidente.

O voo tinha descolado de Lahore, a segunda maior cidade do país, e pretendia aterrar no aeroporto de Carachi. Diversas testemunhas referiram que o Airbus A320 terá tentado aterrar duas ou três vezes antes de se despenhar.

"As últimas palavras do piloto foram a informar que havia um problema técnico e na aproximação final disseram-lhe que tinha as duas pistas disponíveis. Mas o piloto indicou que queria dar a volta", disse o CEO da PIA, Arshad Malik, numa mensagem de vídeo divulgada após o acidente."É um acidente muito trágico", lamentou Malik.

O piloto terá pedido ajuda à torre de controlo, explicando na segunda tentativa de aterragem que tinha perdido os dois motores.

O exército paquistanês disse que as tropas paramilitares chegaram rapidamente ao local para prestar socorro e tentar resgatar os tripulantes. Fontes revelaram à Al Jazeera que há várias casas e carros em chamas. O presidente do município de Carachi, Wasim Akhtar, avança que há pelo menos seis casas que ficaram destruídas.

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, disse numa publicação no Twitter estar "chocado e triste com o acidente" e deixou a promessa de que irá instituir uma "investigação imediata".

As informações de aeronavegabilidade revelam que o avião recebeu uma verificação pela última vez em 01 de novembro de 2019, tendo recebido o comprovativo de estar em condições de voar.

O acidente ocorre poucos dias depois de o país ter retomado os voos comerciais após terem sido interrompidos na sequência da pandemia de Covid-19.

O pior acidente de viação nos últimos anos no Paquistão ocorreu em 2010. Um Airbus 321 da empresa privada Airblue, voando de Carachi para Islamabad, caiu nas colinas pouco antes de aterrar na capital, matando as 152 pessoas a bordo.

c/Lusa

(em atualização)

Tópicos
pub