Avião francês com 77 estrangeiros deixou Bombaim com destino a Paris
Paris, 28 Nov (Lusa) - Um avião fretado pela França com 77 estrangeiros a bordo, resgatados dos atentados que fizeram pelo menos 155 mortos e 327 feridos em Bombaim, partiu da cidade e é esperado sábado ao inicio da tarde em Paris.
A informação foi avançada hoje à noite pelo Ministério francês dos Negócios Estrangeiros.
O aparelho, um Airbus A-310 com equipas médicas de socorro, transporta 29 franceses, 19 italianos, 17 espanhóis, 5 alemães, um polaco, um cazaque, um grego, um holandês, um suíço, um argelino e um congolês, segundo a mesma fonte. Ninguém está ferido, precisou o Ministério.
Portugal solicitou às autoridades francesas que também fossem transportados portugueses que pretendam deixar a Índia, mas fonte da Secretaria de Estado das Comunidades disse hoje à noite à Agência Lusa ser pouco provável que este avião traga cidadãos nacionais "porque nenhum pediu para sair".
"Pelo menos 15 portugueses encontram-se em Bombaim, estão todos bem e nenhum pediu ajuda na Embaixada de Portugal", dissera antes à agência Lusa fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, António Braga.
De acordo com a mesma fonte, desses 15 portugueses, seis estavam alojados no Hotel Taj Mahal, que os terroristas atacaram e ocuparam, conseguindo fugir.
O avião francês deixou Bombaim cerca das 22:00 (hora de Lisboa) e deverá aterrar no aeroporto de Roissy sábado ao início da tarde, depois de uma escala no Golfo. Os passageiros serão recebidos pelo secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, Jean-Pierre Jouyet.
Em Bombaim, comandos indianos prosseguiam às primeiras horas de sábado as suas operações para controlar o Hotel Taj Mahal, no interior do qual alguns islamitas fortemente armados continuavam entrincheirados.
Escutavam-se tiros intensos e fortes explosões vindas do interior do hotel, 54 horas depois dos ataques perpetrados numa dezena de locais da capital económica da Índia.
TM/MC.
Lusa/Fim