Ban Ki-moon «encantado» com escolha de Al Gore
O secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou hoje que ficou «encantado» com a atribuição do Nobel da Paz ao antigo vice-presidente norte-americano Al Gore e ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU.
"O secretário-geral está encantado que o prémio Nobel da Paz tenha sido atribuído a Al Gore e ao grupo intergovernamental de peritos sobre a evolução do clima", declarou o porta-voz de Ban Ki-moon em comunicado.
A atribuição do prémio "presta homenagem ao compromisso e à convicção excepcional de Gore, que é um exemplo do papel crucial que os indivíduos e a sociedade civil podem ter para encorajar respostas multilaterais sobre assuntos planetários", adiantou.
"O secretário-geral sublinha que em grande parte graças às descobertas claras e bem documentadas do IPCC agora foram estabelecidos sem a mínima dúvida que o aquecimento climático está em curso e que é largamente provocado pela actividade humana", adiantou o porta-voz.
"Como resultado, agora há uma dinâmica sem precedentes para agir contra o aquecimento climático no mundo, e um reconhecimento que a ONU é o fórum que permite chegar a um acordo sobre este assunto", indicou.
O Nobel da Paz foi hoje atribuído ao antigo vice-presidente norte-americano Al Gore e ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU pelos esforços para aumentar o conhecimento sobre mudanças climáticas.
O prémio foi atribuído conjuntamente "pelos esforços de recolha e difusão de conhecimentos sobre as mudanças climáticas provocadas pelo Homem e por terem lançado os fundamentos para a adopção de medidas necessárias para a luta contra estas alterações", declarou em Oslo o presidente do comité Nobel norueguês, Ole Danbolt Mjoes.
O Nobel - um diploma, uma medalha de ouro e um cheque de 10 milhões de coroas suecas (cerca de 1,08 milhões de euros) - ser-lhes-á entregue em Oslo a 10 de Dezembro, data do aniversário da morte do fundador do prémio, o sábio e filantropo sueco Alfred Nobel, que inventou a dinamite.