Ban Ki-moon junta-se ao apelo do Conselho de Segurança
Nova Iorque, 29 Dez (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, juntou-se domingo ao Conselho de Segurança da ONU que apelou à cessação de todas as violências à Gaza e no Sul de Israel.
Ban Ki-moon "junta-se ao apelo do Conselho de Segurança a uma paragem imediata de todas as violências e de todas as actividades militares", declarou a sua porta-voz Michele Montas, em comunicado.
"Ele lamenta que a violência continue hoje (Domingo) e apela fortemente, uma vez mais, a uma paragem dos actos de violência", acrescentou.
Ban já tinha feito uma declaração similar no sábado, antes da reunião do Conselho de Segurança.
O Conselho de Segurança da ONU, reunido de urgência, aprovou domingo um texto não vinculativo que reclama "a cessação imediata de qualquer violência", apelando às partes em conflito "a parar imediatamente todas as actividades militares", sem mencionar Israel ou o movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza.
Israel prosseguiu domingo, pelo segundo dia consecutivo, os seus raids aéreos contra a Faixa de Gaza e deu a sua luz verde à mobilização de milhares de reservistas com o propósito de uma eventual ofensiva terrestre.
A operação "chumbo endurecido", desencadeada sábado e de uma violência inédita desde a ocupação dos territórios palestinianos por Israel em 1967, fez quase 300 mortos, na maioria polícias do Hamas, e mais de 600 feridos.
A ofensiva visa, de acordo com o Israel, pôr termo aos tiros de foguete efectuados desde a Faixa de Gaza contra o Sul do Estado hebreu.
LMP