Banco Mundial aprova crédito de 25 milhões de dólares para a saúde em Cabo Verde
O Banco Mundial aprovou um crédito de 25 milhões de dólares (23,15 milhões de euros) a Cabo Verde, para investimentos no setor da saúde no arquipélago, anunciou hoje o Governo.
O executivo cabo-verdiano avançou, em nota de imprensa, que o crédito foi aprovado pelo conselho de administração do Banco Mundial em 19 de dezembro de 2023 e foi divulgado na quarta-feira, prevendo a assinatura do acordo em breve para o projeto começar logo a ser concretizado.
"Este projeto visa aumentar a colaboração regional e as capacidades dos sistemas de saúde para prevenir, detetar e responder às emergências sanitárias na África Ocidental e Central como um todo, particularmente em Cabo Verde", descreveu o Governo.
Prevenção, deteção e respostas às emergências sanitárias, reforço de capacidade institucional e resposta contingente a emergências são as componentes principais do projeto.
Durante a sua concretização prevê-se a construção de infraestruturas sanitárias, como centros de saúde, depósito de medicamentos, laboratório, centro de diagnóstico e unidade de cuidados intensivos.
Em 11 de dezembro, o Banco Mundial anunciou também a aprovação de um empréstimo também de 25 milhões de dólares a Cabo Verde para apoiar a consolidação fiscal e o crescimento económico sustentável.
Essa operação foi a primeira de uma série de três, alinhada com o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável II (PEDS II) de Cabo Verde, e tem dois pilares, um centrado na mobilização de receitas internas e outro que promove a diversificação das atividades económicas.