Barack Obama acompanha a situação
Honolulu, Havai, 28 Dez (Lusa) - O presidente eleito norte-americano Barack Obama está a acompanhar a situação na Faixa de Gaza, onde raids israelitas fizeram sábado mais de 200 mortos em represálias contra tiros de foguetes do Hamas, afirmou um porta-voz desde o Havai.
Obama, que vai assumir funções a 20 de Janeiro, "supervisiona rigorosamente os acontecimentos mundiais, incluindo a situação em Gaza", declarou o seu porta-voz para questões de segurança nacional, Brooke Anderson.
Mas "há apenas um presidente de cada vez", recordou Anderson, utilizando uma expressão frequentemente referida por Obama desde que foi eleito a 04 de Novembro.
Obama falou igualmente ao telefone com a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, durante cerca de oito minutos, sobre "a situação em Gaza e no Sul da Ásia", declarou um conselheiro que pediu o anonimato.
Numa entrevista concedida em Julho ao New York Times, Barack Obama afirmou que "nenhum país consideraria aceitável ver mísseis chover sobre a cabeça dos seus cidadãos", referindo-se aos tiros de foguetes que visam Israel a partir da Faixa de Gaza.
"Se alguém lançasse foguetes contra a minha casa durante a noite, quando as minhas filhas dormem, faria o possível para o impedir", disse.
"Espero que os israelitas façam o mesmo", indicou.
Quanto à ideia de efectuar conversações com o Hamas, Obama sublinhou na mesma entrevista que "é muito duro negociar com um grupo que não representa um Estado, que não reconhece o vosso direito à existência, utiliza regularmente o terror como uma arma e é profundamente influenciado por outros países".
A Casa Branca e o Departamento de Estado norte-americano apelaram sábado ao Hamas para cessar os seus disparos de foguetes, considerando o movimento islamita como responsável pela violência na Faixa de Gaza.