Barack Obama declara apoio a Emmanuel Macron

por RTP
Obama abandonou funções como Presidente dos EUA em janeiro último. Reuters

O antigo Presidente norte-americano anunciou que apoia Emmanuel Macron nas eleições presidenciais francesas.

A três dias da segunda volta das eleições presidenciais em França, o antigo Presidente norte-americano anunciou o apoio ao candidato do movimento En Marche!, que concorre contra Marine Le Pen ao Eliseu. 


No vídeo publicado por Emmanuel Macron na sua página pessoal no Twitter, Obama diz que Macron é o candidato presidencial dos "valores liberais" e que "apela à esperança do povo, não aos seus receios". 

O antigo presidente salienta ainda que o "sucesso da França é importante para o mundo inteiro" e que só por isso quis expressar o seu apoio público a Macron. "Não planeio envolver-me em muitas eleições, agora que não tenho de me candidatar, mas as eleições em França são muito importantes para o futuro do país e para os valores com que tanto nos preocupamos", reitera. 

Para Obama, Macron "tem vindo a defender os valores liberais" e que "está decidido em dar um futuro melhor aos franceses".

O antigo presidente norte-americano termina a mensagem com o slogan de campanha de Emmanuel Macron: "En Marche!" (Em Frente) e ainda "Vive la France". 

No mesmo tweet onde é publicado o vídeo de apoio de Barack Obama, Emmanuel Macron escreve que "a esperança está em marcha", agradecendo ao antigo Presidente norte-americano a declaração de apoio. 

O candidato do centro enfrenta Marine Le Pen, da Frente Nacional, na segunda volta das eleições presidenciais francesas. Nas últimas sondagens, Macron conta com 20 pontos de vantagem sobre a adversária. 
pub