Barão da droga El Chapo condenado a prisão perpétua

| Mundo

O mexicano foi considerado culpado por contrabando de toneladas droga e de envolvimento em várias conspirações criminosas
|

Joaquin “El Chapo” Guzman foi condenado a prisão perpétua esta quarta-feira por um tribunal norte-americano. O Ministério Público pediu ao juiz federal que fossem acrescidos 30 anos à pena como forma simbólica.

O desfecho do julgamento que se prolongou por três meses ficou conhecido esta quarta-feira. No tribunal de Brooklyn, Nova Iorque, Joaquin Guzman, mais conhecido por “El Chapo”, foi condenado a prisão perpétua com uma pena acrescida de 30 anos.

Em fevereiro, o mexicano foi considerado culpado por contrabando de toneladas droga e de envolvimento em várias conspirações criminosas enquanto administrador do Cartel de Sinaloa, conhecido como uma das maiores e mais violentas organizações de tráfico de droga do México.

O Ministério Público pediu ao juiz federal, Brian Cogan, que fossem acrescidos 30 anos à pena como forma simbólica, apelidando Guzman de “impiedoso e sanguinário”. Pedem ainda que “El Chapo” devolva ao governo americano 12,7 mil milhões de dólares (11,3 mil milhões de euros), uma estimativa das receitas de venda de droga.

O criminoso de 62 anos encontra-se detido numa cela solitária no Centro Correcional Metropolitano de Manhattan por ordem do juiz distrital dos Estados Unidos, Brian Cogan, para evitar o risco de fuga.

Antes de ter sido capturado em 2016, “El Chapo” escapou por duas vezes de prisões de segurança máxima no México. Foi, então, extraditado para os Estados Unidos para ser julgado em janeiro de 2017.

Joaquin Guzman é considerado o narcotraficante mais influente da história e em 2011 foi considerado o décimo homem mais rico pela revista Forbes.

Tópicos:

México, Prisão, El Chapo,

A informação mais vista

+ Em Foco

Milícias separatistas apoiadas e armadas pelos Emirados Árabes Unidos tomaram a capital do sul, reforçando a sua posição face aos antigos aliados sauditas.

    Dois anos depois do grande incêndio de Pedrógão, a floresta continua por ordenar e o Governo conta com pelo menos uma década para introduzir as mudanças necessárias.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.