Barcelona. Família morre em incêndio num prédio ocupado

por RTP
Nacho Doce - Reuters

Dois adultos, um bebé e um menino de 3 anos ficaram presos no andar térreo de um prédio que serve de abrigo para algumas famílias. O incêndio deflagrou perto da seis da manhã e alastrou rapidamente. Quando os bombeiros chegaram já as chamas consumiam várias áreas da antiga dependência bancária da Plaza Tetuan. Outras quatro pessoas que fugiram para um pátio interior foram resgatadas com vida pelos bombeiros.

"A minha esposa disse-me que lhe cheirava a queimado. Os ocupantes estavam a gritar lá de dentro. Foi muito traumático", disse Miquel, vizinho de um prédio ao lado, à publicação La Vanguardia.
A família O pai era paquistanês e a mãe, romena. Circulavam na Catalunha há 10 anos, mas não se tinham fixado em nenhuma casa. Instalaram-se neste prédio há cerca de um ano.

A autarquia diz conhecer tinha as circunstâncias em que vivia a família porque os serviços sociais já tinham identificado e mostraram a situação de vulnerabilidade que envolvia "menores", explicou a autarca Ada Colau que qualificou o acontecimento como "terrível".

Colau garantiu que estavam em fase de contato com a família a quem tinham disponibilizado auxílio como alimentação, escolaridade para o filho mais velho e atendimento médico.

Um outro vizinho, Gabriel, recorda como todos os dias essa família brincava com os filhos na rua.
Os conflitosA propriedade era ocupada desde 2019, por várias pessoas.

Eram conhecidos muitos conflitos entre os moradores e o último tinha acontecido horas antes da tragédia.

Perto das duas da madrugada, a polícia teve que intervir numa luta entre os ocupantes.

"Havia brigas, faziam puxadas de luz e água. Os vizinhos denunciaram continuamente a situação", lamentou Miquel.
Nacho Doce - Reuters

O Ministro do Interior do Generalitat, Joan Ignasi Elena explicou que apesar da coincidência, de momento não foi estabelecida qualquer relação entre a luta e o incêndio.

O fogo foi combatido por oito corporações de bombeiros e não atingiu as propriedades vizinhas.
As autoridades estão a investigar as causas do incêndio.
pub