Beija-Flor é a escola de samba vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro
A Beija-Flor de Nilópolis, da Baixada Fluminense, venceu o campeonato das escolas de samba do Rio de Janeiro no Carnaval 2007, anunciou hoje o júri.
Em segundo lugar classificou-se a escola Académicos do Grande Rio e em terceiro a a Mangueira, que defendeu um samba-enredo dedicado à história da língua portuguesa.
As escolas de samba Império Serrano e Estácio de Sá foram rebaixadas a uma categoria inferior, denominada grupo de acesso.
A Beija-Flor fez um desfile luxuoso, de sete milhões de reais (2,5 milhões de euros), o mais caro de todas as escolas do grupo especial, defendendo um enredo sobre a realeza africana e apresentando carros alegóricos sumptuosos e belas fantasias.
"Coroamos a identidade da negritude da comunidade Beija-Flor, trazendo uma África rica, sem sofrimento, que não se deixou escravizar, apesar de serem escravos", afirmou o carnavalesco Alexandre Louzada.
As escolas campeãs voltam a desfilar no sábado à noite no Sambódromo, região central do Rio de Janeiro, construído há 23 anos pelo famoso arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer.
Considerado o maior espectáculo do mundo, as 13 escolas de samba do chamado grupo especial desfilaram domingo e segunda-feira perante uma assistência de mais de 100 mil pessoas.
No total, as 13 escolas gastaram 21,5 milhões de euros na produção dos desfiles do Carnaval deste ano.