Benetton criticada por usar imagens de imigrantes em publicidade

por RTP
A marca italiana United Colors of Benetton lançou dois anúncios publicitários que incluem fotografias de um grupo de imigrantes Benetton - Twitter

A empresa de roupa italiana United Colors of Benetton está a ser fortemente criticada depois de lançar uma campanha publicitária com imagens dos imigrantes do navio "Aquarius", resgatados na semana passada ao Mediterrâneo.

A marca italiana United Colors of Benetton lançou dois anúncios publicitários que incluem fotografias de um grupo de imigrantes, captadas a 9 de junho pela instituição de caridade alemã SOS Méditerranée.
A instituição não-governamental de resgate já se pronunciou sobre o uso das imagens, afirmando que a marca italiana coloca as “pessoas em perigo”. 

"A SOS Méditerranée desvincula-se por completo desta campanha que revela uma fotografia tirada enquanto as nossas equipas resgatavam pessoas em perigo no mar no dia 9 de junho", informa o comunicado lançado pela ONG nas redes sociais.


O ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, que lidera o Paritdo da Liga, demonstrou no Twitter o seu descontentamento e condenou a campanha publicitária: "Serei o único a achar isto desprezível?". Matteo Salvini negou-se a receber os 629 imigrantes resgatados pela embarcação humanitária "Aquarius" nos portos de Itália. A ONG condena também o fotografo Kenny Karpov por ceder as fotografias à marca italiana. Até ao momento, a Benetton não se pronuciou sobre as críticas. 

Oliviero Toscani, fotógrafo oficial das campanhas publicitárias da Benetton, respondeu às críticas de Salvini, afirmando que as imagens são "dramáticas" e que considera a utilização correta.
Conhecido pelos anúncios publicitários "polémicos", Oliviero Toscani diz que as campanhas - que abordaram temas como Direitos Humanos, religião e racismo -, são criadas para aumentar a conscientização sobre certos assuntos.
pub