Benoît Hamon vence primárias socialistas em França

Os franceses votaram este domingo para a segunda volta das primárias. Manuel Valls, ex-primeiro-ministro que se demitiu para ser candidato a presidente, foi o grande derrotado.

RTP /

FOTO: Christian Hartmann, Reuters

Os primeiros resultados dão uma larga vitória a Benoît Hamon, o candidato mais à esquerda do PS, que já tinha vencido a primeira volta e que prometeu o salário mínimo universal para jovens entre os 18 aos 26 anos.

Hamon já disse que quer agora chamar o candidato da esquerda Jean-Luc Melenchon e o candidato dos verdes para “propor a construção de uma maioria de governo durável e coerente”.
Valls pede união em torno de Hamon
O antigo primeiro-ministro Manuel Valls perdeu a batalha das primárias socialistas contra Benoît Hamon, apesar dos esforços para se estabelecer como o homem capaz de unir a esquerda na eleição presidencial.

“Sem rancor”, Valls pediu aos eleitores que se unam em volta de Hamon, permanecendo também “vigilantes e mobilizados [para evitar] uma ascensão do populismo” que propõe a candidata da extrema-direita “Marine Le Pen como novo rosto da França”.

“Há que ser forte, sólido e fazer prova de sangue-frio”, afirmou Valls, ao desejar “boa sorte” a Benoît Hamon.

PUB