Bento XVI alerta para efeitos da "contaminação comercial" do Natal
O Papa Bento XVI alertou hoje na oração do Angelus que a "contaminação comercial" do Natal pode alterar o verdadeiro espírito desta época, que deve ser marcada pela sobriedade e recolhimento.
"Na actual sociedade de consumo, este período é marcado por uma espécie de contaminação comercial, podendo alterar o verdadeiro espírito natalício, que deve ser caracterizado pelo recolhimento, sobriedade e por uma glória íntima", afirmou o Pontífice durante a habitual oração dominical, que reuniu hoje na Praça de São Pedro inúmeros peregrinos.
Bento XVI salientou igualmente a importância de recordar os momentos que antecederam o nascimento de Jesus, através da representação em cada casa cristã dos acontecimentos de Belém.
"Construir Belém em cada casa pode revelar-se num modo simples e eficaz de apresentar e transmitir a fé. Este espírito ajuda-nos a contemplar o mistério do amor de Deus, que se revelou na pobreza e na simplicidade de uma gruta de Belém", reforçou.
Joseph Ratzinger também recordou na sua intervenção o seu antecessor, o Papa João Paulo II.
"Com ele quero invocar a ajuda do Senhor para que todas as famílias cristãs se preparem para celebrar com fé a próxima época natalícia", disse o Pontífice.