Bento XVI encoraja padres polacos a serem missionários
O Papa Bento XVI, hoje chegado à Polónia para uma visita de quatro dias, encorajou os padres polacos a partirem como missionários para países onde a sua falta é sentida.
Cerca de 70 mil pessoas acompanharam nas ruas de Varsóvia a chegada do Sumo Pontífice.
No encontro com o clero, o momento principal deste primeiro dia da sua visita, Bento XVI insistiu em que o sacerdote deve ser guia espiritual para os leigos e não pode ser egoísta nem arrogante.
Os fiéis, disse, "não esperam do padre que seja especialista em economia, arquitectura ou política, mas mestre da vida espiritual".
Num discurso que evidenciou o seu conhecimento profundo da situação da igreja polaca, lembrou que a praga do desemprego obriga muitos polacos a deixarem o país e pediu aos padres que não abandonem estes seus compatriotas emigrantes.
O Papa encontrou-se com o chefe de Estado polaco, Lech Kaczynski, e participou à tarde num encontro ecuménico na igreja luterana da Santíssima Trindade.
Sexta-feira de manhã, celebra uma missa na praça Pilsudski, onde há 27 anos João Paulo II igualmente celebrou uma por ocasião da sua primeira visita à Polónia.
à tarde, parte para o santuário mariano de Czestochowa e visita também Cracóvia.