Bento XVI incentiva padres a utilizarem a Internet para evangelizar

"Renovo o convite a uma utilização astuta das possibilidades únicas oferecidas pelas comunicações modernas", defendeu o Papa na mensagem do 44.º Dia das Comunicações Mundiais. Bento XVI quer que os padres utilizem os blogues e as redes sociais para espalhar a "palavra de Deus".

RTP /
"Ao utilizarem as novas tecnologias de comunicação, os padres podem introduzir as pessoas à vida da Igrejas", defendeu Bento XVI Maurizio Brambatti, EPA

O Papa considera que as novas ferramentas de comunicação disponíveis na Internet são uma oportunidade de evangelização e em mensagem dirigida a todos os padres faz um apelo à sua utilização.

"Ao utilizarem as novas tecnologias de comunicação os padres podem aproximar as pessoas à vida da Igreja e ajudar os nossos contemporâneos a descobrir a face de Cristo", escreveu Bento XVI. "Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho utilizando a última geração de recursos multimédia (imagens, vídeos, blogues, sítios de Internet) que, a par dos meios tradicionais, podem abrir novas portas para o diálogo, evangelização e catequese".

O Vaticano tem tentado acompanhar nos últimos tempos as novas tecnologias. Abriu um espaço no YouTube e tem um portal dedicado ao Papa - Pope2You. Esta mensagem serve de incentivo à utilização destas novas formas de comunicação pelos padres.

"O amor de Deus por todas as pessoas em Cristo deve ser expressado no mundo digital não apenas como artefacto do passado, ou uma teoria aprendida, mas como algo concreto, presente e cativante", lê-se na mensagem. "A nossa presença pastoral nesse mundo deve servir para mostrar aos nossos contemporâneos, especialmente às muitas pessoas dos nossos dias que vivem na incerteza e na confusão, que ‘ Deus está perto`."

Bento XVI acredita ainda que esta linguagem serve para aproximar a igreja aos "seguidores de outras religiões, aos não crentes e a pessoas de todas as culturas".

Tópicos
PUB