Bin Laden apela à Europa para retirar tropas do Afeganistão

O líder da Al-Qaeda acusou a Organização do Tratado de Atlântico Norte (NATO), numa mensagem áudio, matar intencionalmente mulheres e crianças e exige a retirada dos militares europeus no Afeganistão. "A justiça exige que ponham fim à vossa opressão e que retirem as vossas tropas", refere a mensagem traduzida em alemão e inglês.

RTP /
A autenticidade da mensagem, divulgada por um centro de vigilância de sites islâmicos, ainda não foi apurada RTP

"Um homem inteligente não perde o seu dinheiro e os seus filhos por um bando de criminosos em Washington e é uma vergonha pertencer a uma coligação em que o comandante supremo não tem o que fazer da vida humana bombardeia intencionalmente os aldeões", declarou. Usama Bin Laden aludia às recentes baixas militares britânicas e italianas no Afeganistão.

O líder da organização terrorista al Qaeda afirma que "uma das piores formas de injustiça é a de matar as pessoas sem motivo, e é exactamente o que os vossos governo e soldados fazem sob cobertura da NATO no Afeganistão".

Por isso, Bin Laden apela aos europeus para "acabar com a injustiça e retirar os soldados do Afeganistão". "Não vai demorar muito para que o poderio da guerra se dissipe no Afeganistão, onde não encontrarão mais vestígios de um americano", avisa.

"O que pensam que vos acontecerá quando a América sair - Alá o permita - e nós retaliarmos os opressores em nome dos oprimidos?", questiona. Estareis "presentes para ver o que o vosso aliado americano e os seus apoiantes fizeram no Afeganistão (...) para que compreendam os acontecimentos sangrentos de Madrid e Londres", acrescenta.

PUB