Bin Laden não está no Afeganistão, afirma Presidente Karzai
O presidente afegão, Hamid Karza´, garantiu hoje que Ossama bin Laden, o chefe da Al-Qa´da com paradeiro desconhecido há três anos, não se encontra no país, pois, de contrário já teria sido capturado.
« Não sei onde está. Posso afirmar que não está no Afeganistão. Se estivesse, já o teríamos capturado", disse Karza´ à cadeia norte-americana Fox News, nas vésperas de se encontrar em Washington, com o presidente George W. Bush.
Karzai afirma não estar "surpreendido" pelo facto de bin Laden continuar a fugir, porque "é bastante fácil esconder-se, nesta parte do mundo, quando um homem viaja em grupo".
Fugido do Afeganistão quando da intervenção de uma coligação militar internacional, dirigida pelos Estados Unidos da América, no Outono de 2001, bin Laden terá sido referenciado pela última vez nas Montanhas de Tora Bora, na fronteira paquistanesa.
Apesar das especulações, as suspeitas dos serviços ocidentais de informações concentram-se nas regiões montanhosas, habitadas pelas tribos pachtunes, de um lado e do outro da fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.