Bisneto do último imperador morre aos 88 anos no Rio de Janeiro

O bisneto do último imperador do Brasil (Dom Pedro II), João Maria de Orleans e Bragança, de 88 anos, morreu domingo devido a um derrame cerebral, divulgaram segunda-feira fontes hospitalares.

Agência LUSA /

João Maria nasceu na França, em 1916, quando a família real brasileira estava no exílio, após a instauração do regime republicano no Brasil, em 1889.

O bisneto de Dom Pedro II concluiu os estudos em França e regressou ao Brasil na década de 30, vários anos após a autorização do governo brasileiro para o regresso da família real.

Na Segunda Guerra Mundial, João Maria serviu na Força Aérea Brasileira, como piloto de patrulha em voos ao longo da costa do Brasil, tornando-se mais tarde vice-presidente da Pan- Air do Brasil, uma das principais empresas aéreas do país.

Dom Pedro II era filho de Dom Pedro I, filho do rei de Portugal, Dom João VI.

Dom Pedro I assumiu o trono brasileiro em 1822, ao declarar independência do Brasil de Portugal, sendo sucedido pelo filho Pedro II em 1831, então com apenas cinco anos de idade.

Os descendentes da família imperial brasileira apoiaram o regresso da monarquia num referendo que decorreu em 1993 no Brasil, que acabou confirmando a permanência do regime republicano com mais de 80 por cento dos votos.

João Maria de Orleans e Bragança foi casado duas vezes e deixou um filho e duas netas.

PUB