Blair promete inquérito a alegadas sevícias contra civis
O primeiro- ministro britânico, Tony Blair, declarou ter "levado a sério" as informações sobre alegadas sevícias contra cidadãos civis no Iraque e prometeu abrir um inquérito.
"Encaramos com seriedade todas as informações sobre alegados maus-tratos e iremos abrir um inquérito", sublinhou o primeiro- ministro britânico aos jornalistas em Hammanskraal, a Norte de Pretória, África do Sul.
O semanário News of the World revelou hoje a existência de um vídeo que mostra militares britânicos no Iraque a tratarem selvaticamente jovens iraquianos indefesos, em 2004, e publicou fotos do vídeo.
Blair prestou, contudo, homenagem aos soldados britânicos estacionados no Iraque, alegando que "prestaram um bom trabalho à Grã- Bretanha e ao mundo", uma vez que a sua presença naquele país visa torná-lo "democrático".
"Todas as revelações sobre alegados maus-tratos serão alvo de inquérito", garantiu Tony Blair, que participou na África do Sul num encontro de governos progressistas.
Na sequência da divulgação das imagens, o Ministério da Defesa britânico já tinha anunciado a realização de um "inquérito urgente", que estará a cargo da Polícia Militar.