Boeing de Taiwan explode em chamas em Okinawa sem causar vítimas

Um Boeing 737 da China Airlines, de Taiwan, explodiu em chamas no aeroporto de Okinawa, no Japão, sem causar vítimas entre as 165 pessoas que transportava, disseram autoridades aeroportuárias, afastando a hipótese de terrorismo.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
O avião ficou completamente destruído EPA

Todos os 157 passageiros - entre os quais duas crianças de colo - conseguiram escapar pelas mangas de emergência, bem como os oito tripulantes, antes de o avião se transformar numa bola de fogo, disse um funcionário do Ministério dos Transportes, Akihiko Tamura.

O porta-voz da China Airlines, Sun Hung-wen disse que o avião, após a aterragem, derrapou ao sair da pista rumo ao terminal, registando um incêndio que automaticamente fez accionar as saídas de emergência.

"O fogo começou quando o primeiro motor soba a asa esquerda explodiu um minuto depois de o avião ter entrado na placa de estacionamento", disse Tamura, acrescentando que um membro da tripulação ficou ferido sem gravidade.

O incêndio de Okinawa é um revés sério para a China Airlines que, nos últimos anos, parecia recuperar de um registo desfavorável em matéria de segurança.

Um Boeing 747 despenhou-se em 2002 quando viajava de Taipé para Hong Kong, morrendo 225 pessoas e cerca de 450 pessoas perderam a vida em acidentes da China Airlines nos anos 90.

PUB