Bomba da Coreia do Norte é seis vezes mais potente que a de Hiroshima

As bombas de hidrogénio já foram testadas por vários países mas nunca foram usadas em contexto de guerra.

RTP /
As chamadas bombas H podem ser milhares de vezes mais potentes do que as bombas atómicas normais, semelhantes às usadas pelos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki.

Quando os Estados Unidos lançaram as bombas sobre o Japão morreram mais de 150 mil pessoas de forma instantânea. As bombas atómicas de Hiroshima e Nagasaki tinham entre 15 e 20 quilotoneladas de energia.

A bomba testada pela Coreia do Norte poderá ter 120 quilotoneladas, ou seja, pode ser pelo menos seis vezes mais potente. É a chamada bomba H. Não é a primeira vez que a Coreia do Norte garante ter feito testes que envolveram a bomba H.

Os ensaios de Janeiro de 2016 produziram abalos sísmicos de 5,1 na escala de Richter, o que levou os especialistas a duvidarem da informação avançada por Pyongyang. Desta vez, o abalo foi muito superior: 6,3.

Desconhece-se qual a real capacidade nuclear da Coreia do Norte.  Mas os mais recentes avanços colocam o mundo perante uma equação perigosa.

As bombas termonucleares têm a capacidade, por serem muito mais pequenas, de serem transportadas por mísseis e não por aviões. Podem ser milhares de vezes mais potentes do que as bombas atómicas normais.

Vários países já testaram a chamada Bomba H. Os Estados Unidos foram os primeiros em 1952; seguiram-se a União Soviética, o Reino Unido, a China e a França.
PUB