Bomba de Manchester era potente e sofisticada, afirma New York Times

por Lusa

Washington, 24 mai (Lusa) - A bomba com que um suicida matou 22 pessoas e feriu dezenas na segunda-feira em Manchester era um engenho potente e sofisticado, segundo provas da polícia britânica reveladas e analisadas hoje pelo jornal norte-americano New York Times.

O jornal publica em exclusivo oito fotografias recolhidas à saída da Manchester Arena, onde o bombista atacou as pessoas que saíam do concerto da cantora norte-americana Ariana Grande.

Embora não seja ainda conhecido o tipo ou quantidade de explosivo utilizado, a análise das imagens revela que foi feito "com reflexão e perícia".

A bomba era "potente, com uma carga ultra-rápida, mas com peças de metal colocadas nos locais certos" para provocar a maior quantidade de danos possível.

Transportada num saco ou mochila e não num colete, a bomba era suficientemente potente para ter atirado metade do corpo do bombista suicida para longe do local da explosão e ter atingido pessoas num raio alargado, onde estavam a maior parte das 22 pessoas que foram mortas e as mais de 50 que ficaram feridas.

Segundo especialistas ouvidos pelo jornal, a bomba tinha vários sistemas diferentes de detonação e uma bateria mais potente do que as que são normalmente usadas.

Tópicos
pub