Bombardeiros dos Estados Unidos atacam Estado Islâmico na Síria

Os Estados Unidos lançaram na última noite ataques aéreos na Síria contra o Estado Islâmico. Foram utilizados caças e aviões bombardeiros. Foi a primeira ofensiva da coligação contra os combatentes islamitas em solo sírio. Nas últimas semanas, a aviação norte-americana desencadeou cerca de 200 ataques no Iraque.

RTP /

Foto: Bogdan Cristel, Reuters

"Posso confirmar que o exército norte-americano e as forças das nações aliadas estão a efetuar ações militares contra os terroristas do Estado Islâmico, com caças, bombardeiros e mísseis Tomahawk", adiantou em comunicado o contra-almirante John Kirby, porta-voz militar dos Estados Unidos.

Barack Obama dissera-se preparado, a 10 de setembro, para desencadear bombardeamentos contra posições do Estado Islâmico em território sírio, expandindo assim a ofensiva em marcha no Iraque.

Foi então que o Presidente norte-americano se propôs encabeçar uma "ampla coligação" com vista a conter a progressão das forças extremistas. Excluiu, todavia, o envio de forças terrestres.

O Governo sírio confirmou entretanto ter sido previamente informado das operações da aviação norte-americana no norte do país.

"Os norte-americanos informaram o representante da Síria junto das Nações Unidas de que iriam ser levados a cabo ataques aéreos contra a organização Estado Islâmico em Raqa", indicou o Ministério sírio dos Negócios Estrangeiros, numa nota difundida pela televisão estatal.
PUB