Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Boris Johnson anuncia candidatura à liderança do Partido Conservador

por RTP
Reuters

O antigo ministro britânico dos Negócios Estrangeiros foi uma das principais figuras da campanha pelo Brexit e confirmou esta quinta-feira que vai ser candidato à liderança do Partido Conservador, em substituição da atual primeira-ministra, Theresa May.

A confirmação surgiu durante uma conferência na cidade de Manchester. Questionado sobre uma futura candidatura à liderança do Partido Conservador, Boris Johnson afirmou: "Claro que vou concorrer".

A conferência em causa estava a ser acompanhada pelo jornalista da BBC, Huw Edwards.


Nos últimos meses, Theresa May, atual líder dos tories, já garantiu que se vai demitir assim que a Câmara dos Comuns aceite e aprove o Acordo de Saída, desenhado por Londres e Bruxelas, que já foi rejeitado por três vezes no Parlamento britânico. 

No entanto, a primeira-ministra britânica não fez menção a qualquer data limite para apresentar a demissão.

Boris Johnson fez parte do Governo de Theresa May como ministro dos Negócios Estrangeiros. Apresentou a demissão em julho de 2018, em protesto contra as decisões da primeira-ministra no processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Antes disso, Boris Johnson, antigo mayor de Londres, foi um dos principais rostos da campanha pelo Brexit no referendo realizado em junho de 2016.

Outros políticos proeminentes do partido, incluindo Rory Stewart e Esther McVey já anunciaram que vão concorrer pela liderança dos tories.
Tópicos
pub