Boris Johnson assume responsabilidade por derrota dos conservadores em eleição parcial

por RTP
Dylan Martinez - Reuters

Boris Johnson disse assumir a responsabilidade pela derrota do Partido Conservador nas eleições antecipadas no círculo de North Shropshire, um dos eleitorados tradicionalmente conservadores representados no Parlamento britânico. O primeiro-ministro aproveitou para criticar os órgãos de comunicação por se focarem em temas que "não são sobre a população", nomeadamente o da festa em Downing Street num período de confinamento.

Johnson disse entender a razão pela qual “muitas pessoas ficaram e continuam a estar frustradas” em North Shropshire, onde os liberal democratas conseguiram derrotar os conservadores ao alcançarem uma maioria de seis mil votos.

“Claramente, a votação em North Shropshire teve um resultado muito decepcionante. Compreendo perfeitamente as frustrações das pessoas e oiço o que estão a dizer. Com toda a humildade, tenho de aceitar esse veredicto”, disse o líder britânico aos jornalistas.

A derrota do Partido Conservador em North Shropshire na quinta-feira foi recebida com surpresa no Reino Unido e está já a ser comparada a um referendo ao Governo de Boris Johnson.

A candidata liberal-democrata Helen Morgan, que representa o terceiro maior partido de Inglaterra, conquistou 17.957 votos, mais 5.925 do que os conservadores, vencendo a eleição numa área rural do noroeste da Inglaterra que esteve sempre associada aos ‘Tories’ (Partido Conservador).

A eleição de quinta-feira foi convocada depois de o antigo deputado conservador Owen Paterson se ter demitido na sequência de um escândalo de tentativa de influência [lobbying] junto do executivo.

“Esta noite, o povo de North Shropshire falou em nome do povo britânico”, reivindicou Morgan no seu discurso de vitória, durante a madrugada, após o anúncio dos resultados.

“Eles disseram numa voz alta e clara: ‘Boris Johnson, a festa acabou. O Governo, alimentado por mentiras e fanfarronices, será responsabilizado. Será escrutinado, será confrontado e pode e será derrotado’”, continuou.
Eleitores querem ouvir notícias sobre “os verdadeiros problemas” e não sobre escândalos do Governo, diz Johnson
Boris Johnson disse ainda entender que “o que os eleitores querem é que nós, enquanto Governo, nos foquemos em todas as alturas neles e nas suas prioridades”.

O primeiro-ministro aproveitou para defender que o maior problema das últimas semanas foi o facto de “as pessoas terem ouvido uma série de coisas sobre política e políticos, incluindo coisas que não são sobre a população nem sobre como podemos tornar melhor a vida das pessoas”.

A declaração surge depois de, recentemente, terem sido divulgadas notícias de uma festa em Downing Street em dezembro de 2020, altura em que o Reino Unido se encontrava em confinamento devido à pandemia de covid-19.

Frente aos jornalistas esta sexta-feira, Boris Johnson considerou que este tipo de questões deve ser evitado pela comunicação social.

“Os verdadeiros problemas que as pessoas querem ver tratados são os do Serviço Nacional de Saúde e o que estamos a fazer para travar a pandemia. Essa é a prioridade número um do Governo”, declarou. 

c/ agências
pub