BP paga 180 milhões de dólares para resolver contenda relacionada com poluição
Washington, 19 Fev (Lusa) - O gigante internacional da energia BP aceitou pagar um valor que ronda os 180 milhões de dólares (cerca de 142 milhões de euros) para resolver uma contenda relacionada com poluição, que mantinha com o Governo norte-americano.
BP Products North América Inc., uma subsidiária da British Oil Company BP PLC, aceitou pagar 161 milhões de dólares (cerca de 127 milhões de euros) em controlos de poluição, 9,5 milhões de euros em multas, e outros 4,7 milhões de euros num projecto para reduzir a poluição do ar no estado norte-americano de Texas, onde a empresa tem uma refinaria.
O acordo com o Departamento de Justiça norte-americano e a Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos vem no seguimento de uma explosão em Março de 2005, que vitimou 15 pessoas e feriu mais de 170.
Na altura do incidente, a BP já se tinha declarado culpada de violar a legislação de poluição do ar (`Clean Air Act`, tendo aceite pagar um multa separada de 50 milhões de dólares(cerca de 39,5 milhões de euros).
SK.
Lusa/Fim