Brasil. Presidente da câmara baixa antecipa investigação sobre a pandemia sem efeitos

por Lusa

O presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Arthur Lira, disse hoje que a comissão no Senado que investiga a resposta do Governo à pandemia de covid-19 não trará efeitos e afirmou não ver circunstâncias para a destituição do Presidente, Jair Bolsonaro.

"Neste momento, a CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a pandemia] é um erro. A guerra está no meio. Como é que você vai apurar crime de guerra no meio da guerra? (...) A CPI polarizou politicamente e não vai trazer efeito algum, a não ser que pegue alguma coisa", afirmou Lira em entrevista ao jornal O Globo.

Questionado se há condições para o Congresso do país abrir processo de destituição contra o Presidente brasileiro, que no passado fim de semana foi alvo de protestos devido à sua gestão da pandemia, o parlamentar considerou que "não é por aí".

"A minha função no `impeachment` [destituição] é de neutralidade. Não sou eu que faço o `impeachment`. Você quer dizer que o Presidente Bolsonaro não tem voto na Câmara para segurar um pedido de `impeachment`? Que ele não tem base de apoio popular para se contrapor a um pedido de `impeachment`?", afirmou.

"O que eu estou dizendo é que o `impeachment` é feito com circunstâncias, com uma política fiscal desorganizada, uma política económica troncha [torta, errada]. O `impeachment` é político", acrescentou Lira, que é um dos principais aliados de Bolsonaro.

Ao ser perguntado se o número de 500 mil mortes provocadas pela covid-19 não seria motivo para abrir uma investigação contra o chefe de Estado brasileiro, que sempre minimizou a gravidade da doença e estimulou aglomerações, além de criticar medidas recomendadas pelas autoridades médicas como o uso de máscaras, o presidente da Câmara dos Deputados, que tem o poder exclusivo de iniciar o processo de destruição de um Presidente de acordo com a Constituição do Brasil, considerou não haver "circunstância" para iniciar um processo.

"A questão é sobre se tem [circunstâncias]. Tem? Ou é uma parte que está pedindo? Vai resolver o quê? (...) Falta circunstância. Falta um conjunto de coisas. Enquanto a economia estiver em crescimento... Veja bem, não estou faltando com respeito a nenhuma vítima. [As] 499 mil, 501 mil, são todas significativas como uma vida. Pelo amor de Deus! O que estou dizendo é que o `impeachment` não é feito só disso", afirmou.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo ao contabilizar 502.586 vítimas mortais e mais de 17,9 milhões de casos confirmados de covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.875.359 mortos no mundo, resultantes de mais de 178,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

pub