Brasil volta a condenar acção de Israel após nova morte

O Governo brasileiro voltou a hoje a condenar, através de um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, a acção de Israel no Líbano, responsável hoje por mais uma vítima mortal brasileira.

Agência LUSA /

"O Brasil reitera sua condenação à represália militar desproporcional do Governo de Israel, que tem levado à perda de vidas inocentes e a pesados danos na infra-estrutura libanesa, com consequências de longo prazo para a população civil", refere o comunicado.

O texto salienta que o Governo brasileiro recebeu com "grave consternação" a notícia do falecimento de mais um cidadão brasileiro, de apenas oito anos de idade.

Bassel Tormos foi vítima de acções dos ataques das forças israelitas em Tallousa, no Sul do Líbano.

"Ao lamentar o falecimento dessa nova vítima, o Governo brasileiro renova o seu apoio às iniciativas diplomáticas em curso e, em especial, à Missão de Alto Nível enviada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, com vista à obtenção de um imediato cessar-fogo na região", salienta o comunicado.

No dia 12 de Julho, um casal de libaneses, naturalizado brasileiro, e os dois filhos também morreram num ataque aéreo das forças israelitas no sul do Líbano.

Akil Merhei e Ahlam Jabir e os dois filhos, um rapaz de oito anos e uma menina de quatro, ambos nascidos no Brasil, morreram quando a casa onde se encontravam foi atingida por disparos da aviação israelita.

Um avião da Força Aérea brasileira, transportando 98 brasileiros que estavam no Líbano, aterrou hoje no aeroporto do Recife, capital do Estado de Pernambuco (nordeste).

Os 98 brasileiros, que se encontravam de férias ou em viagem de negócios quando foram surpreendidos pelo início do conflito, foram transportados de autocarro até Adana, na Turquia, onde foram resgatados pelo avião militar.

Segundo o ministério das Relações Exteriores do Brasil, outros 24 brasileiros, que também deixaram o Líbano, decidiram permanecer na Turquia e regressar ao Brasil posteriormente.

Actualmente, há cerca de 8.000 brasileiros inscritos no consulado brasileiro em Beirute, mas há indicações de que poderão ser 70.000 os brasileiros que vivem no Líbano.

PUB