Brasília e Bissau criam Centro de Formação Profissional

A Guiné-Bissau e o Brasil assinaram hoje o acordo que prevê a criação, em Bissau, de um Centro de Formação Profissional e de Promoção Social destinado a formar jovens guineenses em áreas como mecânica-auto, construção civil e electricidade.

Agência LUSA /

O acordo foi rubricado pelo ministro da Função Pública e Trabalho guineense, Carlos Mussá Baldé, e pelo novo embaixador do Brasil em Bissau, João Baptista Cruz, que entregará quinta-feira as respectivas cartas credenciais ao chefe de Estado guineense, João Bernardo "Nino" Vieira.

O centro está instalado na Granja de Pessubé, nos arredores da capital, e as respectivas instalações foram cedidas pelo Ministério da Agricultura guineense, contando, para tal, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Brasil.

O projecto do centro de formação em Bissau estava a ser negociado desde 2001 e a primeira pedra das obras de reabilitação do local foi lançada em Janeiro último, durante a visita oficial à Guiné- Bissau do chefe da diplomacia brasileira, Celso Amorim.

Paralelamente, está em Bissau desde meados deste mês uma delegação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), organismo do Ministério das Relações Exteriores do Brasil responsável pela cooperação técnica internacional, que examinou com as autoridades locais outras iniciativas no âmbito do Ensino, em particular a formação de professores, alfabetização e utilização da TV escola.

A visita da delegação da ABC, conduzida pelo técnico Gustavo Isaac Martins, responsável da instituição, insere-se no projecto do Fundo IBAS (Índia, Brasil e África do Sul), no valor de 500 mil dólares (cerca de 417 mil euros), e cujo primeiro beneficiário é a Guiné-Bissau.

O fundo destina-se a apoiar o desenvolvimento agro-pecuário nos países em desenvolvimento e, para tal, elementos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agro-Pecuária (EMBRAPA) integram a comitiva da ABC, a fim de estudarem a formação de pesquisadores guineenses nesta área.

Na agenda da visita, que termina sexta-feira, estiveram também discussões com a representação do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) de iniciativas tripartidas em benefício da Guiné- Bissau, nomeadamente a realização de um novo recenseamento geral da população, bem como acções de prevenção e combate do HIV/SIDA e no domínio da Educação.

Além de Gustavo Isaac Martins, integram a delegação da ABC duas técnicas superiores do Ministério da Educação brasileiro, Luciane Sá de Andrade e Maria Margarida Machado, e ainda a assessora para os assuntos internacionais do ministro da tutela Magda Ribeiro Coelho.

O Brasil atribui especial atenção à cooperação com a Guiné- Bissau, tanto a nível multilateral, no âmbito da CPLP e das Nações Unidas, como no bilateral.

Em Abril último, o presidente brasileiro, Luíz Inácio Lula da Silva deslocou-se a Bissau, durante um périplo por África.

PUB