Brigitte Bardot apela à desobediência da lei que obriga cães a usar açaime

A actriz Brigitte Bardot apelou à desobediência civil da lei que prevê que, todos os cães de Genebra (uns trinta mil) usem açaime quando estão nos parques públicos da cidade, independentemente do seu tamanho.

Agência LUSA /

Em entrevista a um periódico local, a actriz francesa que, nos últimos anos, se transformou numa das mais populares defensoras dos direitos dos animais, garante que «um yorkshire ou um cãozinho fraldiqueiro não parecem representar grande perigo para a população».

«Infelizmente, os cães têm sempre de pagar a inconsciência, a irresponsabilidade e o mau comportamento dos seus donos», comentou Bardot, que está convencida de que «bom dono, bom cão».

A actriz referia-se aos incidentes que levaram à aprovação da polémica lei, relacionados com o ataque a crianças por cães de raças consideradas perigosas.

O caso mais recente aconteceu este mês, quando um pitbull desfigurou um menino de 17 meses, numa zona verde da cidade.

A partir de 05 de Setembro, os donos de cães, inclusive os mais pequenos, terão de lhes colocar um açaime, ou poderão ser punidos com uma multa entre 83 e 38 mil euros.

Para os cerca de mil cães de 13 raças consideradas perigosas na Suíça, a legislação será ainda mais dura, pois, em nenhuma circunstância, poderão sair à rua sem açaime.

PUB