Bruxelas abre candidaturas a fundos ambientais do programa LIFE
A Comissão Europeia abriu hoje as candidaturas de projetos na área do ambiente ao programa de financiamento LIFE, estando disponíveis mais de 238 milhões de euros este ano.
Segundo informação de Bruxelas, o subprograma `Ambiente` do LIFE disponibilizará 238,86 milhões de euros para desenvolver novas formas de resposta "aos desafios ambientais em toda a Europa, incidindo em particular na conservação da natureza e da biodiversidade, na eficiência de utilização dos recursos e na governação e informação em matéria ambiental".
"Nunca antes foram atribuídos fundos tão importantes a projetos inovadores de caráter ambiental e de conservação da natureza, o que contribuirá para alcançar um crescimento sustentável através do investimento numa economia eficiente na utilização dos recursos", considerou o comissário europeu para o Ambiente, Janez Potocnik.
O subprograma em causa está integrado no programa LIFE 2014-2020 da União Europeia e disponibilizará 2.592 milhões de euros para o ambiente ao longo dos próximos sete anos.
O prazo para a apresentação de propostas decorre até 16 de outubro para os projetos tradicionais e até 10 de outubro para os projetos integrados.
O programa LIFE é um programa de financiamento da UE que se encontra em curso desde 1992, tendo cofinanciado mais de 4 000 projetos.
O programa LIFE para o ambiente e a ação climática da UE 2014-2020 está dividido em dois períodos de programação: 2014-2017 e 2018-2020.