Bruxelas lança plano para utilização sustentável de recursos naturais
A Comissão Europeia apresentou hoje em Bruxelas uma estratégia para a utilização sustentável dos recursos naturais, a levar a cabo nos próximos 25 anos, que contempla abordagens estratégicas junto das empresas.
"A economia da Europa utiliza grandes quantidades de recursos naturais. As modalidades desta utilização são frequentemente nefastas para o ambiente e ameaçam a base de recursos da qual dependemos e, por conseguinte, o crescimento económico futuro", justificou o comissário europeu responsável pelo Ambiente, Stavros Dimas.
O plano proposto inclui a criação de uma base de dados com todos os conhecimentos disponíveis sobre os recursos naturais e de um grupo de trabalho internacional que formule conselhos científicos independentes sobre a utilização dos recursos mundiais.
A proposta preconiza o desenvolvimento de programas nacionais nesta área com o apoio de Bruxelas, que defende que os problemas ambientais decorrentes da utilização dos recursos sejam incluídos nas estratégias europeias para crescimento e emprego.
Prevista está ainda a criação, até 2008, de instrumentos para inspeccionar os progressos conseguidos na utilização sustentável dos recursos naturais.
O executivo comunitário observa que a utilização não viável dos recursos provoca sobretudo alterações climáticas decorrentes da queima de combustíveis, a sobre-exploração dos recursos hídricos, dos solos e de algumas espécies de peixes.
O plano hoje apresentado é uma das sete estratégias "temáticas" do plano de acção do Ambiente da Comissão Europeia que visam tratar os problemas ambientais "de uma maneira global" e em interacção com outros problemas.
As outras seis estratégicas referem-se à gestão dos resíduos, poluição atmosférica, meio marinho, solos, pesticidas e o ambiente urbano.