Bulgária formaliza reconhecimento de independência
Sofia, 20 Mar (Lusa) - O governo búlgaro anunciou hoje o reconhecimento oficial da independência do Kosovo e o estabelecimento de relações diplomáticas a nível de embaixadas, numa declaração difundida em Sofia depois do Conselho de Ministros.
A decisão formal do governo búlgaro surge um dia depois da publicação de uma declaração conjunta da Croácia, Hungria e Bulgária, na qual os três países vizinhos da Sérvia anunciavam que iam reconhecer o novo Estado, que proclamou unilateralmente a independência a 17 de Feveiro.
Budapeste e Zagrebe reconheceram a independência na própria quarta-feira.
O reconhecimento da soberania do Kosovo por parte destes três países é significativo porque são os primeiros vizinhos directos da Sérvia a tomar esta decisão.
Horas antes do reconhecimento oficial do Kosovo pela Bulgária, o governo de Belgrado chamou para consultas o embaixador sérvio em Sofia e enviou uma nota de protesto.
A 18 de Fevereiro último, um dia depois da proclamação unilateral da independência por parte do Kosovo, o governo búlgaro anunciou que reconheceria o novo Estado se Pristina garantisse os direitos das minorias.
Trinta e dois países, incluindo os Estados Unidos, a maioria dos países da União Europeia e o Japão, já reconheceram a independência do Kosovo.