Bush diz que força multinacional deve ser enviada rapidamente

O Presidente norte-americano, George W. Bush, e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, concordaram que uma força multinacional deve ser enviada rapidamente para o Médio Oriente, onde a secretária de Estado Condoleeza Rice regressa sábado.

Agência LUSA /
DR

Bush apelou para que seja destacada "rapidamente" uma força internacional no sul do Líbano, indicando que esta "ajudará a acelerar a distribuição de ajuda humanitária, facilitará o regresso das pessoas deslocadas e ajudará o Governo libanês a exercer a soberania plena no conjunto do seu território e a proteger as suas fronteiras".

Na conferência de imprensa conjunta que se seguiu ao encontro com Blair na Casa Branca, o Presidente norte-americano reiterou a sua posição a favor de uma paz "duradoura" no Médio Oriente e anunciou que Rice vai regressar sábado à região.

"Ela vai trabalhar com os dirigentes de Israel e do Líbano para aproveitar a ocasião e chegar a uma paz e estabilidade duráveis para os dois países", disse.

Rice, que se encontra na Malásia, esteve no Líbano e em Israel segunda e terça-feira.

Por seu lado, Blair anunciou que se realizará segunda-feira nas Nações Unidas, em Nova Iorque, uma reunião para debater a força internacional para o Líbano, decidida quarta-feira na Conferência de Roma.

Sobre a força multinacional no Líbano, o primeiro-ministro britânico afirmou que é necessária para impor uma eventual resolução da ONU destinada a pôr fim à crise na região.


PUB