Bush nomeia juiz Samuel Alito para Supremo Tribunal Justiça

O Presidente norte-americano, George W. Bush, escolheu o juiz Samuel Alito para integrar o Supremo Tribunal de Justiça dos Estados Unidos, anunciou hoje a Casa Branca.

Agência LUSA /

A confirmar-se a sua candidatura pelo Congresso, este juiz, favorito dos conservadores, segundo a imprensa, substituirá a juíza Sandra Day O'Connor no Supremo Tribunal.

Quinta-feira, Bush anunciou a retirada da nomeação de Harriet Miers, por ele proposta para presidir ao Supremo Tribunal de Justiça, uma nomeação que suscitou uma ampla onda de críticas de diversos sectores da sociedade norte-americana, especialmente dos sectores mais conservadores do partido republicano.

"Aceitei, contra-vontade, a decisão de Harriet Miers de renunciar à sua nomeação para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos", disse o Presidente norte-americano em comunicado.

Alito, 55 anos, é membro do Tribunal Federal de recurso de Filadélfia desde que foi designado em 1990 pelo presidente Bush.

À semelhança de Miers, poderá ser também contestado, mas pelos democratas devido às suas posições muito conservadores, nomeadamente no caso do aborto e questões religiosas.


PUB