Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Cabo Verde quer organizar primeira cimeira das nações crioulas ainda este ano

por Lusa

Cabo Verde pretende organizar ainda este ano a primeira cimeira de chefes de Estado e de Governo das nações crioulas, anunciou hoje, na Praia, o Presidente da República cabo-verdiano, José Maria Neves.

"A ideia é irmos construindo o espírito de reunir, eventualmente no final deste ano ou início do próximo ano, uma cimeira dos chefes de Estado e de Governo dos países crioulos. Um encontro da civilização crioula no mundo", afirmou José Maria Neves, questionado pela Lusa durante a conferência de imprensa em que esta manhã fez o balanço da recente participação na assembleia da União Africana.

A presença em Adis Abeba, Etiópia, de 17 a 19 de fevereiro, serviu igualmente para contactos do Presidente cabo-verdiano com vista à preparação desta cimeira, apresentando-se Cabo Verde como uma das primeiras nações crioulas da história.

"Já fizemos vários contactos, com as Seicheles, com Comores - que acaba de assumir a presidência da União Africana -, com o Senegal e com Angola. E, portanto, já estamos a trabalhar na conceção do projeto, na busca de parcerias para a realização deste grande encontro em Cabo Verde, que poderia ser também acompanhado de um conjunto de atividades culturais, festivais de música e dança de todos os países que se referem à civilização crioula", explicou ainda José Maria Neves.

De acordo com o Presidente da República, que propôs a realização desta cimeira em Cabo Verde logo após a sua eleição, em outubro de 2021, o projeto também já foi apresentado ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, entre outras entidades internacionais.

"Tem havido uma grande abertura relativamente a esta matéria. Nós é que temos aqui que acelerar o passo, ter os documentos finais e podermos realizar esta cimeira. Trata-se de uma cimeira não restrita ao continente africano, mas a todo o mundo. Mas o facto de estarmos a liderar a preservação do património natural e cultural em África ajuda a mobilizar a África para este grande encontro que queremos realizar em Cabo Verde", concluiu José Maria Neves.

Tópicos
pub