Mundo
Guerra na Ucrânia
Caça de Moscovo bombardeia "acidentalmente" cidade russa de Belgorod
A cidade russa de Belgorod registou uma forte explosão na última noite. Foi provocada por uma bomba descarregada "acidentalmente" por um caça russo que sobrevoava a região, perto da fronteira com a Ucrânia.
Do bombardeamento “acidental” russo no próprio território resultaram pelo menos duas mulheres feridas e uma cratera, com cerca de 20 metros de largura, no centro da cidade de Belgorod.
O governador regional, Vyacheslav Gladkov, visitou os moradores afetados e confirmou que a explosão provocou danos em vários prédios e em quatro carros.
O Ministério russo da Defesa já confirmou que foi um caça SU-34 que “descarregou acidentalmente as munições” sobre a cidade. “Enquanto um avião da Força Aérea Sukhoi Su-34 sobrevoava a cidade de Belgorod, houve uma descarga acidental de munição de aviação”, disse o Ministério da Defesa, de acordo com a Tass. Está em curso uma investigação.
O Ministério da Defesa não disse que tipo de arma estava envolvida, de acordo com a Reuters. O Su-34 é um caça-bombardeiro supersónico.
O incidente ocorreu às 22h15 (20h15 em Lisboa) de quinta-feira.
Cratera na rua de Belgorod após a queda do drone russo | Publicação na conta do Twitter do jornalista russo @vicktop55
Belgorod é uma cidade de 370 mil habitantes, a 40 quilómetro da fronteira ucraniana. Nesta região do sul da Rússia estão localizados depósitos de combustível e de munições.
É sobrevoada diariamente por jatos russos que seguem em direção ao território vizinho e já foi atacada várias vezes desde o início da guerra. Gladkov afirma que já foram mortas 30 pessoas e mais de 90 ficaram feridas, em bombardeamentos na região desde o início da invasão russa da Ucrânia.
Os habitantes vivem em permanente sobressalto.