Caças portugueses intercetam aeronave russa no Mar Báltico

por RTP
Força Aérea Portuguesa (arquivo)

Dois caças F-16 portugueses intercetaram uma aeronave militar russa que estava a sobrevoar águas internacionais na costa da Estónia, no Mar Báltico.

Os caças portugueses intercetaram o aparelho russo, uma aeronave IL-76, no âmbito da missão missão Baltic Air Policing da NATO, segundo indicou a Aliança Atlântica.A aeronave russa voava da Rússia continental para o enclave de Kaliningrado sobre as águas internacionais da costa do Mar Báltico da Estónia.

De acordo com a própria Aliança Atlântica, este foi um trabalho de rotina. Os caças portugueses identificarem e escoltaram o avião russo, tendo depois regressado em segurança a Šiauliai, na Lituânia, de onde tinham partido. 

O comandante do destacamento português, tenente-coronel José Dias, considerou que a manobra de alerta dos F-16 executada no segundo dia da missão foi uma demonstração do “excelente empenho, dedicação e profissionalismo de todos os elementos que constituem o destacamento”.

Portugal lidera a 62ª missão Baltic Air Policing da NATO. Quatro F-16 chegaram à Lituânia no início da última semana, a 30 de março, e assumiram a responsabilidade de proteger o espaço aéreo regional da NATO, em cojunto com os F-16 da Força Aérea da Roménia.
Tópicos
pub