Caiu foguetão russo que devia pôr em órbita 18 satélites
O lançamento do foguetão "Dniéper", que devia colocar em órbita 18 satélites de vários países, incluindo um da Colômbia, fraca ssou devido a uma falha técnica, informou hoje o Centro de Controlo de Voos Espa ciais da Rússia.
"O lançamento do `Dniéper` deu-se às 19:43 (20:43 em Portugal) de ontem , mas 86 segundos depois apagaram-se os propulsores", disse um porta-voz do Cent ro à Agência oficial russa Itar-Tass.
Segundo o porta-voz, as causas da falha serão investigadas por uma comi ssão especial, integrando representantes da empresa construtora e de outras enti dades relacionadas com o lançamento.
O "Dniéper" é um foguetão de transporte de categoria ligeira, fabricado com base nas características do míssil balístico intercontinental RS-20 (SS-18, "Satanás", segundo a classificação da NATO).
A reconversão dos "Satanás" e a comercialização dos "Dniéper" está a ca rgo da Kosmotras, um consórcio russo-ucraniano no qual participam entidades esta tais dos dois países.
O director adjunto da agência espacial russa Roscosmos, Yuri Nosenko, d isse que os fragmentos do foguetão caíram a 25 quilómetros a sul da plataforma d e lançamento e que não causaram vítimas nem danos nas populações vizinhas.
A falha no lançamento pressupõe a perda dos 18 satélites.