Camada do ozono estável nos últimos 10 anos
A camada de ozono não sofreu alterações na última década, garante um estudo realizado pelas Nações Unidas. Trata-se da primeira actualização sobre esta matéria em quatro anos, adiantando o documento que o escudo protector da Terra recupere para níveis de 1980 antes de meados deste século.
No entanto, e depois de anos de alarme, os especialistas do Programa das Nações Unidas para o Ambiente e da Organização Mundial de Meteorologia (OMM, igualmente uma agência da ONU) vêm garantir que o ozono se manteve no mesmo nível desde o início do século.
Referem os responsáveis pelo relatório, hoje apresentado na cidade suíça de Genebra, que a regulamentação e diminuição de substâncias consideradas nefastas para a camada de ozono foi fundamental para manter os níveis estáveis ao longo dos últimos 10 anos.
Os primeiros esforços para regulamentar estas substâncias tiveram frutos em 1987, ano da aprovação internacional do Protocolo de Montreal.
Acrescentam os especialistas das Nações Unidas que, à excepção das regiões polares, a camada de ozono deverá recuperar antes de meados do século para os níveis registados antes de 1980.