Câmara de Paris descontente com parceria entre o Comité Olímpico e a Airbnb

por RTP
A parceria vigorará nos próximos nove anos Charles Platiau - Reuters

A presidente da Câmara Municipal de Paris, Anne Hidalgo, manifestou-se contra a parceria entre o Comité Olímpico Internacional e a plataforma de aluguer de alojamentos Airbnb anunciada na passada segunda-feira. Na opinião de Anne Hidalgo, a parceria "penaliza todos os parisienses".

Numa carta enviada ao presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, a presidente da Câmara de Paris alertou para os “riscos e consequências” do acordo com a Airbnb.

“Ao subtrair uma quantidade significativa de moradias em Paris, a Airbnb está a contribuir para o aumento dos preços dos alugueres e para a escassez dos imóveis no mercado, penalizando todos os parisienses, em particular a classe média”, escreveu Anne Hidalgo numa carta à qual a agência France-Presse teve acesso.

Os alugueres através da plataforma digital podem “causar incómodo aos moradores, desestabilizar o comércio local e constituir uma forte concorrência para o negócio hoteleiro tradicional”, continuou a argumentar Hidalgo.

Em resposta ao pedido da agência Reuters para comentar a carta enviada pela presidente da Câmara de Paris, o organismo olímpico considera que a pareceria irá trazer benefícios económicos para as comunidades e atletas franceses e deixará um legado positivo.

A parceria entre o Comité Olímpico Internacional e a Airbnb foi anunciada na passada segunda-feira e vigorará nos Jogos Olímpicos de Verão Tóquio2020, Paris2024 e Los Angeles2028, e também nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim2022 e Milão-Cortina2026.

Em comunicado, a organização olímpica explica que o acordo inclui medidas específicas sobre alojamento que implicam uma redução de custos para os organizadores e para as entidades participantes nos Jogos Olímpicos. O Comité Olímpico argumenta que a parceria reduz a necessidade de construção de novas infraestruturas para o período dos Jogos e gera rendimento, provocando um impacto direto nos anfitriões e nas comunidades locais.

Na opinião de Thomas Bach, esta é uma “parceria inovadora no apoio às estratégias para garantir uma organização eficiente e sustentável dos Jogos Olímpicos e tem um impacto positivo na nossa comunidade de anfitriões”.

Como parte do acordo, o Comité Olímpico Internacional vai disponibilizar aos atletas que competem nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, alojamentos na plataforma Airbnb no valor de, pelo menos, 28 milhões de dólares (cerca de 25 milhões de euros) para as viagens relacionadas com a competição e os treinos. A plataforma vai também promover, em conjunto com o Comité Paralímpico Internacional, a existência de alojamentos acessíveis a pessoas com deficiência e que incluam outros requisitos de acessibilidade.

A organização olímpica e a Airbnb vão igualmente proporcionar aos atletas a oportunidade de obterem rendimentos económicos extra, através da iniciativa Experiências Olímpicas, a lançar no início de 2020, que vai permitir que desportistas profissionais do mundo inteiro beneficiem economicamente de uma atividade enquanto anfitriões.

O presidente do organismo olímpico considera que "com o apoio da Airbnb, o Comité Olímpico Internacional vai também proporcionar novas oportunidades aos atletas de todo o mundo para que criem as suas próprias fontes de rendimento, através da promoção da atividade física e dos valores olímpicos”.

Kirsty Coventry, presidente da Comissão de Atletas da organização olímpica, também saudou a parceria, considerando que “beneficia diretamente os atletas, incluindo oportunidades de rendimento direto ao partilharem a sua paixão pelo desporto através das novas Experiências Olímpicas na Airbnb, assim como o apoio direto às suas necessidades de alojamento".

C/ agências
Tópicos
pub