Câmara dos deputados absolve sexto parlamentar envolvido no "mensalão"

A Câmara dos Deputados do Brasil decidiu quarta-feira manter o mandato do deputado Wanderval Santos (PL- SP), acusado de envolvimento no escândalo do "mensalão", tornando-o o sexto deputado absolvido neste processo.

Agência LUSA /

Do total de 444 deputados que votaram na sessão de quarta- feira, 179 votaram pela absolvição e 242 pela cassação, não se atingindo o número mínimo de votos necessário para a suspensão do mandato: 257.

Houve ainda três votos em branco e 20 abstenções. O processo contra Wanderval será agora arquivado.

Wanderval era acusado de ser destinatário de 150 mil reais do "valerioduto".

Com esta decisão do plenário da Câmara, sobe para seis o número de deputados absolvidos das acusações de envolvimento no caso do "mensalão", havendo ainda três que viram os seus mandatos suspensos.

A 16 de Março, a Câmara suspendera o mandato de Pedro Corrêa, presidente do Partido Progressista (PP), da base de apoio do governo, e absolvera Pedro Henry, também do PP.

Na semana anterior, Roberto Brant, do Partido da Frente Liberal (PFL), da oposição, e o professor Luizinho, do PT, tinham ambos sido absolvidos.

Em 2005, foram também absolvidos Romeu Queiroz, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Sandro Mabel, do Partido Liberal (PL).

Perderam os seus mandatos no ano passado os deputados Roberto Jefferson, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), autor das denúncias sobre a existência do "mensalão", e José Dirceu, do PT, ex- ministro da Casa Civil da Presidência.

Outros quatro parlamentares envolvidos nos escândalos renunciaram antes do fim do processo de suspensão dos seus mandatos para evitar a perda de direitos políticos.

PUB