Cameroon Airlines proibida de entrar no espaço aéreo francês

As autoridades francesas da Aviação Civil anunciaram hoje a suspensão imediata e por tempo indeterminado dos voos da companhia aérea Cameroon Airlines "por razões de segurança".

Agência LUSA /

"Os voos da companhia Cameroon Airlines em França estão suspensos por razões de segurança e, como consequência, a companhia passa a figurar na lista de companhias proibidas em França", refere a autoridade civil de aviação, em comunicado.

"Esta suspensão surge na sequência de controlos realizados na última Primavera a aparelhos da companhia, que revelaram várias violações às normas internacionais, nomeadamente quanto à troca de aparelhos, transporte de mercadorias perigosas, documentação necessária à navegação e manutenção de pneus", precisa o comunicado.

As autoridades francesas e camaronesas estão a cooperar para garantir que as falhas no cumprimento das normas serão corrigidas, tendo sido definido e colocado em prática um plano de acção.

Outras inspecções realizadas nos meses de Julho e Agosto revelaram que as falhas persistiam, segundo a mesma fonte, que acrescenta que a interdição será levantada quando estes problemas forem resolvidos.

Cinco companhias aéreas constam já da lista negra francesa publicada a 05 de Agosto: as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), Air Koryo (Coreia do Norte), Air Saint-Thomas (Estados Unidos), International Air Service (Libéria) e Phuket Airlines (Tailândia).

PUB